Cloud Computing

Luiz R. Gomes
3 min readOct 20, 2020
https://servicoscloudcomputing.com/o-que-e-cloud-computing/

Fala galera “TI Busqueiros” de plantão.
Hoje, esse é um dos assuntos mais comentados do planeta. Nunca se falou tanto da “tal” Nuvem (cloud). Muitos falam, quase 100% da população mundial utiliza. Mas vem cá: você sabe exatamente o que é Cloud Computing (Computação em Nuvem)?

De maneira bem genérica, a Computação em Nuvem (Cloud Computing, ou simplesmente Cloud), é um recurso de tecnologia sob demanda por meio da internet. O exemplo maior que temos, é o nosso endereço de e-mail (@gmail, @outlook, @yahoo e assim vai), o armazenamento como Dropbox, Google Drive, One Drive e etc.

Mas não se engane, não é só isso. Como disse, a explicação aí é bem, mas bem genérica.

De forma mais técnica, a computação em nuvem, é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet com definição de preço de pagamento conforme o uso. Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem como a Amazon Web Services (AWS), AZURE da Microsoft, GCP da Google. Essas são as principais fornecedoras de Cloud no mercado atualmente. Mas temos outras como a IBM Cloud e uma chinesa Alibaba.

Notaram o que disse acima: ‘Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade’.
Ou seja, toda a preocupação com manutenção, suporte, licenças e outras coisas, vão ficar a cargo do provedor que eu escolher. Se minha sede tiver que mudar de endereço, sem problemas, só preciso ter acesso a internet que continuo acessando todos os recursos da empresa. Muito legal isso!!!

Quais outros benefícios eu tenho com a Nuvem?

  • Escalabilidade — Uma das grandes vantagens é a elasticidade, onde você pode aumentar e diminuir a capacidade da sua máquina de forma simples com apenas alguns cliques. A Cloud Computing então se tornou atrativa.
  • Agilidade — A cloud possibilita a inovação com mais agilidade, você pode disponibilizar recursos de TI de form rápida e conforme a necessidade com baixo custo, implantando vários servidores em alguns instantes.
  • Confiabilidade — Uma plataforma de computação em nuvem fornece muito mais serviços gerenciados, confiáveis ​​e consistentes do que uma infraestrutura de TI interna (chamada de on-premise). Garante 24x7 e 365 dias de serviço. Se algum servidor falhar, os aplicativos e serviços hospedados poderão ser facilmente transferidos para qualquer um dos servidores disponíveis.

Tipos de computação em nuvem

Os serviços de Cloud podem ser disponibilizados para as organizações de 3 formas: Nuvem Pública, Nuvem Privada, Nuvem Híbrida.

Nuvem Pública

A mais popular, mais barata e simples de implementar, onde ela compartilha seus recursos e oferece seus serviços ao público através da Internet. Nesse modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos físicos do ambiente que compõe o cenário do cliente.

Nuvem privada

Nesta modalidade os serviços são restritos e disponibilizados apenas para seus usuários internos, através da rede privada da organização, normalmente todos recursos de TI estão hospedados de forma local — costuma ser usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais, sendo um modelo mais caro e complexo de ser implementado.

Nuvem híbrida

Combina nuvem pública e privada ligadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Permitindo que os dados e os aplicativos se movam entre nuvens privadas e públicas, uma nuvem híbrida oferece à sua empresa maior flexibilidade, mais opções de implantação e ajuda a otimizar sua infraestrutura, segurança e conformidade existentes.

Bom pessoal, isso apenas é o começo da Computação em Nuvem. No próximo tema, vamos entender os tipos de serviços de nuvem: IaaS, PaaS, SaaS.

Até a próxima pessoal.

#FicaDica #TIBusca

Fontes: TechTudo | Mandic | IP Sense | 4Linux | Azure | IGTI

--

--

Luiz R. Gomes

Maluco por tecnologia, amante incondicional da informação e acima de tudo buscador de um mundo voltado para TI.